Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viagens na Minha Terra em Transportes Públicos

A esquizofrenia dos dias banais. A normalidade dos que fogem à regra.

Viagens na Minha Terra em Transportes Públicos

A esquizofrenia dos dias banais. A normalidade dos que fogem à regra.

27 de Janeiro – sexta-feira

I

Ultimamente tenho reparado em mim uma particularidade difícil de definir. O facto é que muitas vezes dou por mim a raciocinar em modo prosa. Isto é, tento no imediato projectar o meu pensamento numa folha de papel, pronto a ser assimilado por quem o ler. Às vezes isso é bom porque facilita quando quero efectivamente escrever algo. Outras torna-se um empecilho, pois faço um filme autêntico de um vulgar diálogo com outrem, parecendo declamar certos momentos e rasurando aqui e além o meu próprio discurso. Poderia comunicar via caderno de notas, o problema é que tenho uma caligrafia francamente má. E isso daria com certeza azo a lapsos de comunicação.

O jornal diário local de hoje oferece uma revista. Ao que parece esta será uma realidade mensal a partir de agora. Agradeço esta leitura extra. Gosto de estar informado sobre a actualidade regional, que na maior parte das vezes escapa à voragem mediática dos escaparates. No barco abro o jornal e ainda começo a ler uma notícia. Mas o sono é muito e não me consigo focar (literalmente) nas letras. Opto por fechar os olhos. Um consequência óbvia de ser final de semana, este cansaço acumulado. Embora o treino alargado do miúdo ontem à noite também contribui para o mesmo. Mais de duas horas numa quinta à noite... Vicissitudes da parentalidade. Um dia, quando ele já não necessitar de mim para estas funções corriqueiras sentirei saudades deste momentos. Os pais são tipos muito incoerentes e injustos...

Alguém estendeu o papel de cenário negro por trás da capital. E eu tenho medo de sair do barco. Lá me obrigo, recitando o mantra “um homem não tem medo”. Com a sacola em cima da cabeça, corro até à estação do metro. Lá é com particular interesse que reparo que uma das intervenções de fundo para travar a degradação das estações é a colocação estratégica de baldes e caixotes, que se acentua em período de chuva, a fim de recolher a água que vai pingando do tecto. Em diversos locais existem também evoluídos de tubos e calhas que conduzem a água desde a infiltração ao escoamento mais próximo, desviando-a das instalações eléctricas. Noutros são instaladas bicas para escoar a água, pois o seu aparecimento é constante e não um exclusivo da época das chuvas.

IMG_20170225_174836_047.jpg

Estas são obras de engenharia que se consubstanciam numa enorme mais-valia para a operação de transportes públicos. No entanto, não posso deixar de inquirir sobre qual o destino dado àquela captação de águas. Sendo um recurso cada vez mais precioso, e que devemos preservar e utilizar com parcimónia, espero que esteja a ser dada a utilização devida ao mesmo. Tenho para mim que algures na rede existem umas termas secretas, só acessíveis aos portadores de cartão Viva Gold.

II

Quando regresso a casa penso num conceito verdadeiramente inovador – o Elvis Camões! No fundo é um indivíduo pelos seus 30 anos, com uma poupa cheia de brilhantina e uma pala no olho, com calças à boca de sino e um colete com franjinhas, que declamaria “os Lusíadas” ao ritmo do rock'n'roll. Era sucesso garantido junto do putos do liceu, obrigados a estudar aquela obra maior da nossa literatura. Era arredar as mesas e cadeiras e colocar as turmas a dançar que nem loucas. E poderia ser também negócio de sucesso. Imaginem venda de CD's e os concertos de Norte a Sul do país! Imaginem o lançamento de 1 CD por cada canto; dava logo 10 discos. Isso é mais actividade discográfica que alguns músicos e bandas de renome durante a sua carreira. Com um Tour por cada lançamento, claro. Bem, preciso urgentemente de de patentear esta ideia. Pode ser o meu plano poupança-reforma...

Entretanto percebo que as minhas botas deixaram de emanar aquele cheiro incómodo a borracha molhada. Parece que aquela vai ser uma relação frutuosa.

IMG_20170225_225459_814.jpg

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Posts mais comentados

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D